Provedor de internet 100% jordanense é destaque em qualidade de serviço e atendimento

A ideia de criar um provedor de internet em Campos do Jordão que atendesse com qualidade total foi em 2018, durante uma conversa informal entre amigos que aguardavam a saída dos filhos no estacionamento da escola.

O bate-papo se deu entre Guilherme Centofante, empresário no setor de hotelaria há 18 anos e Wilson Biancalana, gestor em telecomunicações há mais de 20 anos. Ambos paulistanos e moradores de Campos do Jordão.

 

Na ocasião Guilherme relatava um problema constante que ocorria em seus hotéis: as reclamações de seus hóspedes com a instabilidade do sinal de internet.

“Sempre ouvia dos funcionários que os hóspedes ficavam irritados quando tentavam acessar a internet e o sinal era instável. O hóspede, em boa parte das vezes, une lazer e negócios durante sua permanência na cidade e com a instabilidade na navegação, não conseguia trabalhar direito”, explica.

Procurando soluções, Guilherme entrava em contato com o provedor contratado e solicitava atendimento. Mas a resposta era sempre muito morosa, quando existia. Em muitas ocasiões seus estabelecimentos ficaram sem sinal até por semanas! E isso foi gerando muita frustração e descontentamento.

Durante a conversa Wilson também compartilhou um problema semelhante: estava sem sinal em sua residência há vários dias. E mesmo depois de abrir um chamado, continuava aguardando atendimento, sem sucesso.

Com este contratempo recorrente, decidiram tomar uma iniciativa e unir a experiência empreendedora de Guilherme com o conhecimento tecnológico de Wilson. A intenção era suprir um nicho de mercado que estava insatisfeito, de maneira mais eficiente e mais rápida.

A partir daí surgiram os primeiros rascunhos de um projeto que resultaria na criação da GWG TELECOM. O objetivo era desenvolver um provedor de qualidade, que focasse principalmente no atendimento ao cliente e no respeito ao consumidor.

Durante os meses seguintes procuraram desenhar uma rede que inicialmente atendesse poucos clientes, mas com alto desempenho. Neste período de pré-operação foram adquiridos equipamentos e materiais, escolhido o local adequado para a instalação do POP, definido o ponto comercial, solicitadas as devidas autorizações, contratados os técnicos e colaboradores, concluídas as inscrições e enfim, ao final de julho de 2019, houve o início operacional. A criação do nome GWG foi resultado da união das iniciais de seus sócios, Guilherme e Wilson, além da inicial da palavra Gateway (muito usada em telecomunicação) o que acabou gerando um palíndromo interessante e sonoro.

Assim, a GWG iniciou seus trabalhos a passos de formiguinha, com um estoque de 40 CTOs, 10 CEOs, 4 km de backbone, 5 km de drop e uma equipe de instalação com apenas 3 técnicos.

Os desafios de prover internet numa cidade com as caracteristicas de Campos do Jordão

Os entraves encontrados pelo caminho foram inúmeros. A cidade de Campos do Jordão pode ser considerada o “pesadelo de qualquer provedor”, segundo os sócios.

Apesar das infindáveis belezas naturais e da charmosa arquitetura de estilo europeu que atrai 4,5 milhões de turistas por ano, a cidade conhecida como a Suíça Brasileira apresentou muitos obstáculos para o desenvolvimento de uma rede eficaz.

“Aqui temos um período longo de chuvas, entre novembro e março. O relevo é bem irregular por se tratar de uma cidade serrana. Há extensas áreas de preservação ambiental. Existem araucárias centenárias espalhadas pela cidade, com mais de 30 metros de altura. Sem contar as baixíssimas temperaturas durante o outono e o inverno. E isso tudo em um ambiente a 1640 metros de altitude, considerado o mais alto do território nacional. Estas são características que dificultam bastante o trabalho do pessoal técnico. Também tivemos que confrontar a falta de padrão na estrutura dos postes elétricos. Há postes de madeira, postes de tamanhos variados, falta de postes, irregularidades na distância e posição entre eles…foi tudo muito trabalhoso”, descrevem os sócios.
Além disso, a insegurança de muitos clientes com relação a um novo provedor 100% jordanense foi complicada. Os consumidores de internet da cidade estavam acostumados com uma baixíssima qualidade de atendimento, oferecido por empresas muito maiores e já com mercado consolidado. Imagine acreditar em um projeto pequeno, como foi a GWG no início! Para refutar a premissa do ‘santo de casa não faz milagre’, o trabalho foi árduo.

Contudo, os primeiros clientes foram surgindo no início de agosto de 2019 e através do boca-a-boca, a empresa alcançou a média de 2 a 3 instalações diárias. Já em dezembro do mesmo ano, com mais de 300 clientes e 5 instalações por dia, houve a necessidade de contratar uma segunda equipe técnica e providenciar o primeiro projeto de expansão da rede.

Buscaram então novos fornecedores, que oferecessem materiais de qualidade. Elaboraram mudanças na estrutura e um novo cabo foi implantado para o alcance de novos pontos, principalmente em regiões mais debilitadas e distantes, onde havia muitas áreas sem cobertura.

Pandemia que trouxe sofrimento mas também oportunidades

Com o decreto do lockdown, as cidades turísticas sofreram muito com a queda da economia e em Campos do Jordão não foi diferente. Vários clientes da GWG tiveram suas mensalidades postergadas, até se restabelecerem financeiramente. Mesmo com esta difícil condição, o número de pessoas que se deslocou dos grandes centros e se instalou na cidade, temendo a contaminação por Covid19, chegou a igualar-se ao número de habitantes. Muitos proprietários de imóveis de temporada vieram com suas famílias, buscando um local mais calmo e afastado durante o isolamento.

Esta ação gerou uma demanda inesperada de novos clientes, que precisaram adequar seu dia-a-dia ao home office, às aulas on-line e ao maior consumo via web. Neste momento houve a contratação de mais equipes de atendimento e de instalação.

Conquistas que vêm da perceverança

Hoje, a GWG conta com 8 colaboradores administrativos, 7 equipes de atendimento e aproximadamente 5.000 clientes. Seus produtos se apresentam como Link Banda Larga, Link Dedicado, Link Temporário (para eventos), Telefonia Fixa, TV e Consultorias de Redes e Projetos.
Mesmo sendo uma empresa muito jovem, com pouco mais de dois anos de operação, a GWG alcançou um crescimento acima de 650%, expandindo seus produtos para cidades próximas e hoje sua rede tem capacidade para mais de 96.000 usuários.

 

 

Grande parte deste sucesso é devido a uma equipe comprometida e engajada, que vestiu a camisa da empresa. O atendimento online funciona entre 8:00h e 22h, enquanto as equipes de manutenção e reparos ficam à disposição 24h por dia. Por conseguinte, os colaboradores sempre recebem elogios dos clientes, pela qualidade dos serviços e pelo pronto atendimento. Isto também é resultado de um constante acompanhamento/treinamento de cada equipe técnica.

Responsabilidade social

Mesmo com o advento da pandemia, que adiou vários projetos no município, a GWG se preocupa com o desenvolvimento social local, e colabora com algumas iniciativas, como por exemplo o fornecimento gratuito de WI-FI na Galeria Villa Capivari, o patrocínio do Futsal Feminino CDJ, Copa Sulamericana de Basquete, Craquenet Campos do Jordão e a Copa GWG de Futebol.

 

 

Planos para o futuro

O principal objetivo da GWG é dar continuidade ao crescimento sustentável que vem desenvolvendo, mantendo o padrão de seus produtos e preservando a qualidade em seu atendimento, que sempre foi o diferencial da empresa.

Atuando em Campos do Jordão e Pindamonhagaba, outra perspectiva é a continua expansão, fomentada pela necessidade de um provedor como a GWG em outras cidades. Estes projetos já estão em andamento para a futura cobertura dos municípios de Santo Antônio do Pinhal, Tremembé, Taubaté e São Bento do Sapucaí.

Reconhecimento – O que dizem os clientes

“Super recomendo a GWG! Me atenderam super bem, foram rápidos, prestativos, educados e cumpriram todos os prazos! Estou muito feliz com o serviço deles!”
Ana Franco

“Prestativos e rápidos. Onde nenhuma empresa quis instalar internet, eles não mediram esforços e no dia seguinte já estava instalado e funcionando. Recomendo. ”
Danubia Torres

“Melhor net para jogos online hoje em Campos do Jordão, super recomendo. ”
Ronan N.Leonel

“Onde todas as empresas de internet se negaram a instalar por inviabilidade, a GWG instalou! Foram dedicados e não mediram esforços…. Além disso, funcionários extremamente educados, da contratação à instalação. Recomendo! ”
Juliana Messias

“Ótima internet, sinal rápido e bom, com o preço acessível. Recomendo”
Leandro Reis

“Sim recomendo, atendimento rápido e instalação rápida. São muito atenciosos. E avisam quando irão fazer manutenção na rede, assim nos deixando a par da oscilação do sinal. Coisa que até hoje não vi nenhuma prestadora de internet fazer. ”
Juliana Brum